quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Pequena lementação antinazista

“Se tudo se tornou duvidoso, então pelo menos a dúvida é certa e real.” Hannah Arendt


Uma postagem descompromissada e com o intuito de lamentar o passado nazista.


Devo aditir que criei esta postagem simplesmente por que estava triste. Se você não quer ficar deprimido comigo, ou simplesmente não se sensibiliza com o problema dos outros, uma dica: Feche a página.


Tudo começou com o projeto A1. Queria ver se entendia um pouco de uma época da humanidade, que definitivamente não foi muito legal. Queria compreender um pouco mais a fundo a Alemanha Nazista. Agora me pergunto se não fui fundo de mais. Até pouco tempo atrás só havia visto uma ou outra imagem, um ou outro video. Alguns eram fortes sim, mas eram poucos para que eu não me sensibilizasse o suficiente. Sempre ouvia uma cifra: 6 milhões de mortos, mas o que isto significa para um mente pouco numérica?


Ouvi a um tempo atrás que eu precisava sentir paixão pelas almas. Acho que na época, isto entrou na monha cabeça apenas como poesia. Não era algo que eu realmente sentia ou praticava... Afinal, o que é paixão pelas almas? Acho que é uma coisa que envolve vários estágios, e um dele é a angustia. É algo que eu comecei a sentir um pouco depois que comecei a fazer este trabalho. Afinal, como é possivel ver o estágio onde chegamos, sem se angustiar?


Simplesmente foram assassinados 6 milhões de Judeus! 6 milhões! 6000000 de seres humanos! Pessoas assim como eu e você que está lendo lendo este texto: Que sentem, que amam, que respiram, que praticam esportes no final da tarde, que têm uma fé, que ouvem musica, que estudam, que tem medo, que sentem dor e que fazem mais uma poção de coisas que você faz! E o que as outras pessoas fizeram? Simplesmente diziam que não sabiam de nada! Como assim não sabiam de nada? Eles Chingavam os judeus na rua, apedrejavam, cuspiam... Eles viam seus filhos aprender na escola, que os judeus eram o mal da sociedade e que deveriam ser aniquilados. E o pior de tudo: Seis milhões de pessoas desapareceram e o que eles disseram? NÃO SABEMOS DE NADA! NÃO VIMOS NADA! Como que eles não viam? Ou será que não queriam ver?


Hannah Arendt escreveu um livro sobre o nazismo, em que cunha o termo: A banalidade do mal. Ainda não consegui ler o livro (é uma fila enorme a reserva para ele!), mas conta o julgamento de um funcionario do governo nazista que trabalhava com os campos de concentração, e sua defesa era que aquilo que fazia diariamente era a tarefa que lhe havia sido ordenada, e que era apenas um funcionario público! O livro se chama "Eichmann em Jerusálem: Um relato sobre a banalidade do mal". E é realmente isto que aconteceu: O mal se tornou algo banal. Não queriam ver o que estava acontecendo, por que simplesmente achavam banal!


No fundo, o que estava acontecendo com os alemães era o que eu vi que estava acontecendo comigo: Não conseguia sentir paixão pelas almas. E sabe o que acho que é mais triste? Quase setenta anos depois, esta geração, a minha geração não sente paixão pelas almas! Ninguém se sensibiliza com os problemas do outro, só pensam nos próprios problemas! As pessoas não vêm mais o sentido da vida, fora de si próprio, o máximo que consenguem ver além de si são os bens de consumo (não que consumir é errado, mas tornar o que se consome em sentido de viver é o fim!). Aprendi durante uma disciplina que para Hannah Arendt, o sentido da vida estava em construir algo que estive além da própria vida. Aprendi com Jesus, que muitas vezes, alguém do meu lado chama por socorro. Aprendi que é preciso sentir uma paixão por estas pessoas. Aprendi, que é impossivel ver as imagens abaixo e não chorar, por que se já não choramos é por que já não estamos nem ai para o mundo. Aprendi, que talvez seja trabalho do jornalista, tentar fazer com que as pessoas sintam paixão pelas almas.


gueto de varsóviaauschwitz











morte





















E vejam também este filme aqui. Até que ponto chegamos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário