quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Heil Hitler!

Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos. Romanos 1.27


http://avinha001.files.wordpress.com/2010/03/344_1423-hitler.jpgPequenas considerações sobre o nazismo.


Heil Hitler era o cumprimento de ordem na alemanha entre os anos de 1933 e 1945. O Fürer era visto como um Deus, como a solução da nação e como a resposta de todas as orações do povo alemão. Pra não dizer que eu exagero, é só ver como era a oração ensinada as crianças:" Fürer, meu Fürer que Deus me deu. Proteja e conserve por muito tempo a minha vida. Tu salvaste a Alemanha dos abismos da miséria. É a ti que devo o pão de cada dia. Conserva-te muito tempo junto de mim, não me abandone. Fürer, meu Fürer, minha fé, minha luz. Salva-me, meu Fürer."¹


Afinal de contas, o que o hitler tem a ver com a minha vida acadêmica? Neste semestre começamos a disciplina Projetos A 1 e o tema que eu escolhi foi " o uso da comunicação na Alemanha nazista. Escolhi este tema, primeiro por que a leitura de certos livros ( como A Menina que roubava livros²) e aulas sobre o assunto no meu ensino médio povoaram a minha imaginação sobre a época, sendo que ficar colecionando depoimentos de época e até mesmo filmes se tornou um dos meus passatempos favoritos.


O segundo motivo tem uma dimensão mais ética. Ver como a comunicação era usada na época, nos leva a refletir sobre como ela é usada hoje, e nos faz pensar em semelhanças e diferenças, para que o horror não se repita. Afinal, foi o mesmo Hitler endeusado na imagem acima que provocou o massacre representado na imagem abaixo:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/holocausto/imagens/holocausto6.jpg


Tal projeto consiste em observar as propagandas impressas e audiovisuais (aqui entra documentarios, filmes e discursos) e tambem assistir alguns filmes atuais sobre o nazismo, para entender um pouco do ar da época.


Apesar de os professores dizerem que não devemos analisar nada, este trabalho já me fez construir varias pontes, como diria o Ricardo Fabrino, professor de Introdução a teoria democratica, com as outra disciplinas do curso, como teorias da comunicação, introdução a teoria democrática, introdução aos estudos da linguagem (cujo os colegas ficaram traumatizados) e história social dos meios. A minha coordenadora neste projeto é a Vera Veiga França.


A proposta deste projeto pode ser encontrada aqui.


Por hoje é só.







¹ trecho do livro Nazismo: Politica, cultura e holocausto, da série discutindo a história da ATUAL EDITORA, cujo as autoras são Marcia Mansor D'alésio e Maria Helena Capelato.


² Livro de Markus Zusak.

Nenhum comentário:

Postar um comentário