quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Primeiro, Segundo e Terceiro...

"Uma parte de mim
é só vertigem:http://www9.georgetown.edu/faculty/irvinem/theory/peirce-semiosis.gif
outra parte,
linguagem.

Traduzir uma parte
na outra parte
— que é uma questão
de
vida ou morte
será arte?"

Ferreira Gullar


Da introdução aos estudos da linguagem.


Creio eu que cerca de 50% da turma ficou traumatizada com uma disciplina chamada Introdução aos estudos da linguagem. Foi algo bem diferente do que todo mundo imaginava, afinal estavamos ainda em um momento de primeirade (termo aprendido na disciplina) do curso. Não vou dizer que foi uma  disciplina fácil, mas foi algo que me interessou. Embora haja muitas controversas sobre o assunto, a rigidez da professora foi um aspecto positivo, se não nós não teríamos aprendido algo tão complexo como os fundamentos da semiótica.


A disciplina abriu os nossos olhos para perceber alguns dos fundamentos da constituição do sentido. Tambem fui surpreendido quando descobri uma segunda face de um dos meus escritores prediletos, Umberto Eco (que decaiu um pouco do meu favoritismo, após a leitura de " O pêndulo de Foucault", mas isso não vem muito ao caso, não é mesmo?) que se mostrou um ótimo semioticista.


Uma das coisas legais que fizemos foi assistir ao video ilha das flores (que esta disponivel no you tube, se clicarmos aqui.) e depois percebermos um pouco da estrutura de significação deste documentário. Realizamos alguns seminários que trouxeram uma certa materialidade concreta (ou uma secundidade) ao que parecia ser puramente teórico. No final da disciplina tambem fizemos uma análise semiótica de uma capa de revista a nossa escolha e da fotografia tirada por um fotógrafo, chamado Arko Data (cujo uma pequena pesquisa, me fez ficar interessado em suas fotografias).


Aqui estão a capa da revista e a foto:


 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgiu53L5BN7JhrphEDFRID9-DZL5D6vJmXnbaTSgjYD95yq8GikJ1sxDNQL3vAV0kp3WX2c1vzjo8GF6hEklkhLIdajFQVjhfgoQHwFIooGb5bhLV9di5UVPDwGTj49hXqkPLipjsxYgrxA/s320/Revista+Veja+-+Ajuda+para+Morrer.pnghttp://coromandal.files.wordpress.com/2009/08/arko-datta-india-tsunami.jpg


 


 


 


 


 


 


 


 


 


Bem, análise da capa de revista está disponivel aqui: http://textosfacul.blogspot.com/2010/10/trabalho-1-analise-da-capa-da-revista.html


E uma outra atividade que tambem gostei de fazer, foi uma analise do filme "o enigma de Kaspar Hauser, que pode ser encontrado aqui (a análise, o filme se uiser vê, que vá a locadora e alugue....): http://textosfacul.blogspot.com/2010/10/analise-de-kaspar-hauser.html


Por fim acho que por enquanto é só isso que eu tenho a falar da disciplina... A proposito, o poema do Ferreira Gullar citado mais acima, foi um dos poemas que achei durante a pesquisa para um dos seminários, e simplesmente vi que tinha tudo a ver com a disciplina... não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário