quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O Construtor de Pontes...

"O meu idel politico é a democracia, para que todo homem seja respeitado como individuo e nenhum venerado." Albert Einstein


Da Introdução a teoria democratica à arquitetura nazista (Passando pelo projeto).


Existe um professor na Fafich que teria se dado bem na arquitetura. O nome dele é Ricardo Fabrino e ele adora fazer pontes. Na verdade ele dá aula sobre teorias democraticas, mas sendo ele da área de comunicação (o que para uma turma da comunicação, é algo bom.). As pontes que ele faz não são de concreto, mas são de idéias filosóficas. Somente nas aulas dele nós aprendemos que relação existe entre Hanna Arentd e a escola de frakfurt (ou o caso dela com um dos maiores filosófos do século XX, só não cito o nome por que o cara era casado e fofocar é feio...) ou então a relação entre Rosseau e o nazismo... Ligações interessantes que tornaram uma disciplina, que parecia chata (na primeira aula, tal impressão se desfez) em uma das melhores matéria do curso até o presente momento. É talvez por que as teorias democráticas tem mais a ver com comunicação do que eu pensava, e tem muito a ver também com a nossa vida, com a nossa vontade de lutar por nossos direitos, com o nosso voto... É realmente uma ótima matéria que sempre recomendarei.


Agora, já que estamos falando de pontes, que tal falar um pouco de Arquitetura (e falar do meu projeto também...). Bem, nunca pensei muito em arquitetura, até que durante a leitura de um dos livros do meu projeto, Propaganda e persuasão na alemanha nazista, citou a arquitetura como uma das formas de propaganda usada pelos nazistas! Ou seja, a arquitetura comunica, e passa uma ideologia e nos faz sentir coisas! ( Arquitetura como forma de comunicação bem que seria um bom tema para uma tese...) No nazismo, ela era usada para expressar certos ideias de grandeza, de monumentalidade que faziam as pessoas se sentirem pequenas diante dele. Era muito influênciada pelos modelos greco-romanos, e também passava a idéia de rigidez e organização. Tudo isso para impressionar as pessoas.


Vejam, por exemplo, como ess\as imagens, como esses conjuntos arquitetonicos tentam mostrar imponência ( e se imagine como um judeu, sendo perseguido pelos construtores desses prédios, passando por eles, sabendo que seus inimigos estão por ai... e você vê esses predios, passeando pela berlim, fala se não ficaria com medo... Embora, é claro, não se pode negar que pelo menos na hora de fazer prédios, os nazistas tinham bom gosto.)


Palacio nazista



Projeto de Berlim Berlim















Olimpiadas


As duas ultimas imagens são da grande pista olimpica, e as duas penúltimas são o projeto de Berlim.


Acho que por hoje é só...

Nenhum comentário:

Postar um comentário